Corte químico: entenda o que é e como recuperar os fios!
23/04/2024
Cabelo
Como recuperar o cabelo com corte químico? Entenda por que acontece e veja 5 cuidados fundamentais para recuperar os fios com cuidado. Saiba mais.
Se você tem o costume de descolorir o cabelo para pintá-lo depois, provavelmente já ouviu falar sobre o medo de muita gente: o corte químico.
Certamente ninguém quer passar por este momento, mas a verdade é que o cenário não pode ser revertido, portanto devem ser tomados os cuidados para ser evitado.
Com uma rotina intensa de tratamentos capilares, é possível recuperar a saúde da fibra capilar tornando-a mais forte e resistente.
Se você se identifica com o assunto, preparamos este conteúdo para falar sobre o que é, por que acontece e como recuperar o cabelo com corte químico. Confira!
O que é corte químico?
É um dano extremo causado por elementos como tratamentos de alisamento e coloração. As ligações no cabelo se quebram tanto que essencialmente se partem.
Sinais de um corte químico incluem: cabelo fino e desigual, pontas danificadas e quebra de cabelo.1
De maneira geral, há uma quantidade aceitável de desgaste que os fios podem suportar. Porém, além desse ponto, simplesmente não há mais o que fazer, o que, muitas vezes, torna necessário cortar o cabelo danificado.1
Por que acontece?
Você provavelmente já suspeitou que os tratamentos frequentes de coloração ou alisamento têm algo a ver com o dano – e você está certo. Mais especificamente, a maioria dos casos de danos químicos é causada pela sobreposição.
Basicamente, é o reprocessamento do cabelo que já foi tratado com coloração. Ao longo do tempo, a sobreposição pode levar à quebra, mas isso geralmente acontece em casos mais extremos.1
Por exemplo, alguém que vai para o loiro platinado, depois volta para sua cor natural e então parte para o loiro novamente está em risco de superprocessamento.
Outra causa poderia ser colorir o cabelo com mais frequência do que o recomendado (a cada seis a oito semanas é o ideal para a maioria das pessoas) ou deixar os produtos por períodos prolongados.1
Até porque deixar a tintura de cabelo no couro cabeludo por muito tempo pode causar queimaduras no couro cabeludo. Um cenário que dificilmente aconteceria no salão, certo?
O que parece uma tentativa inocente de obter uma cor mais vibrante acaba queimando o couro cabeludo e danificando o cabelo.
Sinais de um corte químico iminente
Algumas pessoas conseguem perceber que estão se aproximando de um corte no cabelo provocado por química. Em algumas situações, a compreensão vem quando fazem tratamentos capilares e descobrem que não estão alcançando os resultados pretendidos.
Em vez disso, outros sinais podem aparecer, como:2
- fios quebrados;
- textura emborrachada;
- cabelo rarefeito;
- pontas queimadas;
- comprimentos desiguais.
Se você notar esses sinais, é hora de ser gentil com os fios.
Como recuperar cabelo com corte químico? 5 dicas
Separamos cinco dicas fundamentais para reparar o cabelo danificado.
Dica #1: Entenda o estado atual do seu cabelo
Antes de tomar qualquer medida, é melhor compreender o que realmente está acontecendo com seus fios. É provável que você esteja no meio de uma grande mudança capilar, como coloração extrema ou alisamento químico, que tenha gerado a reação negativa.3
Afinal, por conta de produtos químicos agressivos envolvidos, cada processo danifica o seu cabelo, quebrando as ligações e, consequentemente, enfraquecendo seus fios.
Dica #2: Pare o que está fazendo
Pare de fazer o que causou o corte químico. Se você estava mudando de preto para platinado, por exemplo, vai precisar adiar seus sonhos de loiro gélido, ou correr o risco de sair do salão com fios quase inexistentes.
Dica #3: Elabore seu plano de ação
Infelizmente, uma vez que você tenha sido vítima de um corte químico, não há muito o que fazer. É possível:1,3
- cortar as pontas danificadas e focar no crescimento de fios saudáveis;
- não fazer nada e conviver com fios desiguais e sem vida, tentando manter o comprimento.
Idealmente, a primeira opção é a melhor, para que as madeixas tenham aparência mais saudável.3 Sem dúvidas, há inúmeros cortes da moda que você pode escolher e se adaptar bem!
Dica #4: Foque no crescimento
Depois de se comprometer com um corte corretivo, você pode iniciar o processo de cura. Abasteça-se com shampoos, condicionadores e tratamentos leave-in fortalecedores e use-os religiosamente.
Além disso, aplique uma máscara capilar nutritiva e/ou óleo de rícino e óleo essencial de hortelã-pimenta no couro cabeludo de uma a duas vezes por semana para estimular o crescimento do cabelo.3
Você pode optar por fazer uma espécie de cronograma capilar para corte químico, com as etapas de hidratação, nutrição e reconstrução.2
Como seu cabelo está em um estado extremamente frágil, você vai querer mimá-lo o máximo possível, o que significa que o excesso de calor, coloração e rabos de cavalo apertados estão fora de questão.
Dica #5: Prevenção é a chave
Experimentar um trauma capilar significativo geralmente é suficiente para incentivá-lo a repensar sua rotina de cuidados com o cabelo.
Portanto, evite qualquer processamento pelo maior tempo possível e, se você souber que vai ter que descolorir ou alisar seus fios eventualmente, certifique-se de espaçar seus serviços para evitar mais quebra.
Peça ao seu cabeleireiro para avaliar a saúde do cabelo em cada atendimento para que você possa planejar seus próximos serviços adequadamente. E, por último, mostre um pouco de compreensão para seus fios.
Claro, eles podem estar danificados e sem vida agora, mas, com cuidado constante, seu cabelo estará de volta aos trilhos em pouco tempo.
Conclusão
Se você passou por um corte químico, então é o momento de tratar dos fios, certo? Para estar em completa sintonia com o cuidado com o cabelo e com você mesma, conheça a Inspire 360.
Essa é a nossa plataforma criada para ser um espaço que alia autocuidado a um clube de vantagens com responsabilidade socioambiental.
Muito além de um programa de fidelidade e pontuação, somos uma comunidade de bem-estar com o propósito de inspirar e impactar pessoas que buscam o equilíbrio da vida real como prioridade.
Para isso, unimos marcas de skincare com impacto positivo à curadoria inovadora de conteúdo, com o propósito de nos conectar por meio de práticas de bem-estar e zelo.
Faça parte do nosso ecossistema, que é benéfico para você, para o seu bolso e para o meio ambiente!
Últimas notícias
-
Skincare
10/07/2024O que é peeling de fenol + Cuidados pré e pós-procedimento
-
Skincare
10/07/2024Preenchimento labial: o que é? Para que serve? Prós e contras
-
Skincare
10/07/2024O que é microagulhamento e como funciona? Benefícios e mais
-
Skincare
10/07/2024Peeling químico: principais tipos, benefícios e cuidados
-
Skincare
10/07/2024O que é skinbooster? Para que serve + 5 benefícios
-
Skincare
10/07/2024Implante capilar: como funciona? Para quem é indicado?