Qual é o melhor filtro solar para o rosto? Conheça 4 características para analisar

04/08/2022

Proteção Solar

Você sabia que um dos principais aliados na hora de cuidar da nossa pele é o filtro solar para o rosto?

Você sabia que um dos principais aliados na hora de cuidar da nossa pele é o filtro solar para o rosto? Além de nos proteger contra o câncer de pele, ele ainda evita situações como o envelhecimento precoce e as manchas decorrentes do sol.

Mas com tantas opções disponíveis, como é possível escolher o melhor filtro solar para o rosto? Quais características devem ser observadas? Há diferença entre um protetor para o corpo e um para a face?

Confira as respostas para essas perguntas abaixo!

Qual é a importância do filtro solar?

O sol desempenha um papel vital para a nossa saúde, já que ele é fundamental para a manutenção da vitamina D no nosso organismo¹. Porém, quando nos expomos em excesso, ele pode causar danos para a nossa pele.

As principais condições, doenças e quadros dermatológicos que podem surgir por conta da exposição inadequada e sem proteção aos raios solares são as seguintes2,3,4:

  1. câncer de pele;
  2. envelhecimento precoce;
  3. melasma;
  4. rosácea;
  5. queimaduras;
  6. flacidez;
  7. manchas e rugas.

Diante disso, o protetor solar tem como função prevenir essas situações. Isso só é possível graças à sua formulação, que contém uma associação de filtros que protegem a pele contra os raios UVA, UVB e infravermelho5. Estes são os maiores responsáveis pelos danos provocados pelo sol.

Quer saber então como escolher um filtro solar para o rosto? Confira abaixo!

Como escolher um filtro solar para o rosto?

Há quatro características que você deve observar na hora de escolher um filtro solar para o rosto. Elas são essenciais para garantir a eficácia do produto e também o seu conforto e praticidade para o dia a dia!

1 - Avalie o seu FPS

A principal informação que você deve avaliar na hora de escolher um filtro solar para o rosto é o seu FPS.

Mas você sabe o que esse número significa? Ele demonstra o tempo de proteção da sua pele. Ou seja, com um FPS 30 ela está 30 vezes mais protegida (em tempo) do que se não tivesse o filtro.

Ou seja, na teoria isso significa que se você fica vermelho por conta do sol após 5 minutos de exposição, com um protetor de FPS 30 você estaria 30 vezes mais protegido do que se não estivesse usando nada4. Ou seja, levaria mais de 150 minutos para se queimar. Porém, na prática, esse tempo dependerá de diversos fatores.

Diante disso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que o FPS para o rosto e para o corpo seja de no mínimo 307.

2 - Verifique se ele possui um amplo espectro de proteção

A radiação ultravioleta é formada pelos raios UVA, UVB e UVC. Junto com a luz visível eles fazem parte do espectro eletromagnético5.

Os raios UVA e UVB são os que mais afetam o nosso organismo, podendo provocar envelhecimento precoce, queimaduras e câncer de pele5.

Já a luz visível, emitida pelo sol e por fontes artificiais, como telas e lâmpadas, também traz prejuízos. Ela pode gerar um excesso de pigmentação na pele e levar ao surgimento de condições como o melasma5.

Por isso, é interessante verificar se o seu filtro solar para o rosto protege contra os raios UVA e UVB e se ele defende a pele contra a luz visível.

Isso geralmente é encontrado nos filtros solares com cor.

3- Confira se é um filtro solar com cor

O filtro solar com cor, que pode ser em creme ou em pó compacto, funciona tanto como protetor quanto como base para a maquiagem.

Um filtro solar com cor que contenha em seus ingredientes elementos como óxido de zinco e dióxido de titânio pode proteger contra um amplo espectro eletromagnético5.

Isso ocorre por conta da criação de uma camada visível do mesmo tom da pele da pessoa, capaz de refletir a luz visível5.

Diferentemente do protetor comum, que costuma ser esbranquiçado, o filtro solar com cor consegue se camuflar na pele por meio da sua pigmentação6

Essa solução é especialmente prática para quem busca um produto versátil, que protege contra os danos causados pelo sol e ainda funciona como uma maquiagem.

 

4 - Observe a sua formulação

Se você já se perguntou se existem diferenças entre o filtro solar para o rosto e para o corpo, saiba que a resposta é sim.

A principal distinção está na sua formulação, o que tem relação direta com o nosso tipo de pele e também com as especificidades de cada parte do corpo.

O rosto, por exemplo, costuma ser mais oleoso. Isso torna importante o uso de um produto oil free, que evita o surgimento de acne7.

Além disso, o filtro solar para o rosto pode contar com ingredientes para auxiliar a prevenir rugas e hidratar a pele. Isso porque a nossa face tende a estar mais suscetível aos raios solares8.  

Em resumo, avalie se o filtro solar para o rosto é ideal para o seu tipo de pele e também se ele possui ingredientes hipoalergênicos. Isso é imprescindível para evitar eventuais alergias.

Como usar o filtro solar para o rosto?

Para que esse produto seja efetivo, é preciso saber usar adequadamente o filtro solar para o rosto. Se você está em dúvidas sobre como fazer isso, basta seguir estes passos4,9:

  1. aplique o filtro solar para o rosto 30 minutos antes de se expor ao sol;
  2. distribua-o uniformemente pela face, incluindo as orelhas, nuca e colo;
  3. reaplique-o a cada duas ou três horas, especialmente se houver transpiração em excesso ou se entrar na água.

Não se esqueça de usá-lo mesmo nos dias nublados, pois os raios UVB e a luz visível conseguem atingir e danificar a pele da mesma maneira4.

Qual é o melhor filtro solar para o rosto?

O melhor filtro solar para o rosto é aquele que atenda às especificidades da sua pele (se ela é seca, oleosa, normal ou mista) e que tenha um amplo espectro.

Não importa o seu tipo de pele nem a sua necessidade, os melhores filtros solares para o rosto você encontra na Inspire 360*.

A nossa plataforma foi criada para reunir as marcas queridinhas dos dermatologistas com os propósitos que você não abre mão.

Nela você encontra o filtro solar para o rosto Episol Color, da Mantecorp Skincare, e o protetor solar facial antiacne Bio-Sun, da Bioage*.

O Episol Color* é uma linha de proteção solar facial com cor que promove uma cobertura perfeita com efeito natural e uniforme da pele. Ele tem efeito mate, toque seco, textura leve e fácil de espalhar e rápida absorção. Possui FPS 70 e proteção imediata contra os raios UVA, UVB, infravermelho A e luz visível. Além disso, está disponível em seis tonalidades.

Já o protetor solar antiacne Bio-Sun* tem toque seco e exclusiva Tecnologia Bio-Multiproteção. Ele protege dos raios solares e equipamentos eletrônicos, trata a pele acneica, promove oito horas de controle do brilho e oleosidade e reduz os poros dilatados. Além disso, mantém a pele sequinha por longos períodos e a blinda contra a poluição.

Que tal cuidar da sua pele e do planeta ao mesmo tempo? Conheça hoje mesmo a nossa plataforma* e faça parte do nosso clube de vantagens. É bom para você, para o seu bolso e para o meio ambiente!

*hiperlinks pendentes

1. Harvard Health Publishing - Harvard Medical School. Sun protection: Appropriate sunscreen use. 21 junho, 2018. Disponível em: https://www.health.harvard.edu/blog/sun-protection-appropriate-sunscreen-use-2018062114114 . Acesso em: março, 2022.


2. Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional Rio de Janeiro. Você sabia que há um protetor solar ideal para você? Disponível em: https://sbdrj.org.br/voce-sabia-que-ha-um-protetor-solar-ideal-para-voce/ . Acesso em: março, 2022.


3. Simon S. Choose the Right Sunscreen. American Cancer Society, 2018. Disponível em: https://www.cancer.org/latest-news/choose-the-right-sunscreen.html . Acesso em: março, 2022.


4. The Skin Cancer Foundation. All About Sunscreen. Disponível em: https://www.skincancer.org/skin-cancer-prevention/sun-protection/sunscreen/ . Acesso em: março, 2022.


5. Harvard Health Publishing. Tinted sunscreens: Benefits beyond an attractive glow. 13 julho, 2020. Disponível em: https://www.health.harvard.edu/blog/tinted-sunscreens-benefits-beyond-an-attractive-glow-2020071320534 . Acesso em: março, 2022.


6. Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional Rio de Janeiro. Revista O Fluminense – 01/02/15 – Maquiagem com protetor solar. Disponível em: https://sbdrj.org.br/revista-o-fluminense-010215-maquiagem-com-protetor-solar/ . Acesso em: março, 2022.


7. Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional São Paulo. Qual a quantidade ideal de protetor solar? Disponível em: https://www.sbd-sp.org.br/geral/qual-a-quantidade-ideal-de-protetor-solar/ . Acesso em: março, 2022.


8. Harvard Health Publishing - Harvard Medical School. Ask the doctor: baggy eyes. 1 maio, 2011. Disponível em: https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/baggy-eyes . Acesso em: março, 2022.


9. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Cuidados com a pele no verão. Disponível em: https://www.sbd.org.br/cuidados-com-a-pele-no-verao/ . Acesso em: março, 2022.


Marcas que trabalhamos