O que é melasma? Conheça os 4 melhores tratamentos para esse quadro
08/09/2022
Skincare
Você tem manchas na sua face e não sabe quais são as suas origens? Aprenda o que é melasma no rosto e como é possível tratar essa situação!
Você é mulher e começou a perceber o surgimento de algumas manchas amarronzadas na sua face? Se sim, é provável que você tenha uma condição que afeta principalmente o público feminino. Por isso, é fundamental que saiba o que é melasma.
O melasma é um quadro caracterizado por manchas amarronzadas e que não tem a sua origem totalmente esclarecida. Apesar de não ser possível curá-lo, existem tratamentos muito eficazes para amenizar essas marcas.
Aprenda o que é melasma, seus tratamentos e quais cremes você pode usar no seu dia a dia!
O que é melasma?
O melasma é uma condição caracterizada pelo surgimento de manchas escuras na pele¹.
Essas manchas atingem mais a face, mas podem ocorrer também nos braços, pescoços e colo¹.
Esse quadro é uma das queixas mais frequentes em consultórios dermatológicos. Tanto que estimativas demonstram que o melasma acomete até 35% das mulheres brasileiras, que são mais afetadas do que os homens2,3.
Os principais sintomas do melasma são o aparecimento dessas manchas escuras ou acastanhadas, de formatos irregulares e bem definidos. Elas começam a surgir especialmente nas maçãs do rosto, testa, nariz e no buço¹.
O melasma costuma manifestar-se por volta dos 30 anos e fica mais controlado após a menopausa².
Até hoje não se sabe o que causa o melasma. No entanto, é reconhecido que os melanócitos, células que criam a melanina, são mais eficientes em quem tem esse quadro. Consequentemente, a pele dessas pessoas produz mais pigmento².
Diante disso, alguns fatores que são conhecidos por desencadearem a hiperpigmentação da pele são²:
- genética: não há nenhuma comprovação da relação de genes específicos com o melasma. Porém, observa-se a prevalência em pessoas morenas, negras e asiáticas;
- exposição solar: a exposição aos raios solares sem proteção gera uma hiperpigmentação;
- calor: as altas temperaturas dilatam os vasos e evidenciam as manchas em peles predispostas;
- luz visível: a luz de lâmpadas, celulares e computadores pode ter efeito direto na produção de radicais livres, que por sua vez danificam as células que produzem pigmento para a pele;
- alterações hormonais: gravidez, tratamentos de fertilização, uso da pílula anticoncepcional e alterações na tireóide também estão vinculados a essa condição.
Entendeu o que é o melasma e o que causa essa situação? Conheça os melhores tratamentos para esse quadro!
4 tratamentos para melasma no rosto
Apesar de o melasma não ter uma cura específica ainda, existem algumas soluções que podem clarear as manchas e mantê-las controladas4.
O tratamento para o melasma no rosto que seja adequado para o seu caso deve ser discutido com o seu dermatologista. Entre as alternativas que ele pode te indicar estão:
- cremes: os cremes que podem ser utilizados devem possuir ácido glicólico, ácido retinóico, ácido azelaico, hidroquinona. Outros ativos muito utilizados são arbutin, ácido kójico, ácido tranexâmico e cistemina¹;
- peeling: eles podem ser superficiais ou mais profundos e podem clarear a pele de maneira gradual¹;
- lasers: devem ser usados, de preferência, aqueles que destroem os pigmentos por ação mecânica e não pelo calor²;
- microagulhamento: aqui se usa um rolo com microagulhas capaz de reduzir as manchas causadas pelo melasma por promover a proliferação de novas fibras de colágeno e deixar a pele permeável às substâncias clareadoras².
O que é bom para melasma no rosto? Veja como prevenir as manchas
Agora que você já sabe o que é melasma e já conheceu os seus principais tratamentos, deve estar se perguntando se é possível preveni-lo, não é mesmo?
Pois saiba que é possível sim! Uma das principais formas de prevenção é utilizar um protetor solar todos os dias, mesmo naqueles nublados5, pois os raios UV ainda podem atingir e prejudicar a nossa pele.
O ideal é aplicar um protetor solar com filtro físico5. Ou seja, opte por um protetor com cor, que também irá proteger as manchas já existentes do melasma².
O produto escolhido ainda deve proteger contra os raios UVA e UVB e ter FPS acima de 50².
Além do filtro solar, invista em barreiras físicas na hora de se proteger contra o sol, como¹:
- chapéus;
- roupas adequadas;
- bonés;
- óculos escuros;
- sombrinhas;
- guarda-sóis.
Agora que você já sabe o que é bom para o melasma no rosto, descubra quais cremes você pode usar para tratá-lo!
Qual creme para melasma no rosto posso usar?
O melhor creme para melasma é aquele que contém alguns dos ingredientes citados acima e que seja indicado pelo seu dermatologista.
Entre as possibilidades que ele pode te recomendar estão aquelas disponíveis na Inspire 360*, como o Duo Glicólico, da Simple Organic, o clareador facial Blancy Tx, Da Mantecorp Skincare, e o sérum clareador Bio-Whitening, da Bioage*.
O Duo Glicólico* é uma dupla de produtos (Espuma + Solução) desenvolvida para realizar um peeling químico suave na pele. Juntos eles atenuam as manchas e trazem uma revitalização.
Eles realizam uma esfoliação química, removendo toda a camada de células mortas superficiais, estimulam a síntese de colágeno na derme e trazem uma pele revigorada, mais sedosa, fina e iluminada. Ambos são formulados com ácido glicólico.
Já o Blancy Tx* é um inovador despigmentante formulado para o clareamento da pele, com uma nanocápsula exclusiva que associa o ácido tranexâmico e o alfa arbutin, deixando-a visivelmente mais uniforme. Também contém nano retinol que aumenta a renovação celular e promove uma ação sinérgica entre clareamento e cuidado da pele.
Por fim, o Bio-Whitening Sérum Clareador Intensivo promove um tratamento cosmético progressivo para clarear as manchas na pele. Por conter a Tecnologia de Clareamento inteligente ele atua direto no alvo, sem interferir nas células que estão produzindo melanina de forma saudável. Com isso, ele não promove efeito rebote.
Quer conhecer melhor esses produtos? Acesse a nossa plataforma* e faça parte do nosso clube de vantagens que é bom para você, para o seu bolso e para o meio ambiente!
Últimas notícias
-
Skincare
10/07/2024O que é peeling de fenol + Cuidados pré e pós-procedimento
-
Skincare
10/07/2024Preenchimento labial: o que é? Para que serve? Prós e contras
-
Skincare
10/07/2024O que é microagulhamento e como funciona? Benefícios e mais
-
Skincare
10/07/2024Peeling químico: principais tipos, benefícios e cuidados
-
Skincare
10/07/2024O que é skinbooster? Para que serve + 5 benefícios
-
Skincare
10/07/2024Implante capilar: como funciona? Para quem é indicado?