O que é peeling? Conheça suas 6 funções e confira os cuidados ao realizá-lo

30/11/2022

Skincare

Você quer renovar a pele, eliminar manchas ou até mesmo tratar a acne? Aprenda o que é peeling e como ele pode te ajudar nessas situações!

Em busca de tratamentos para melhorar a pele, tratar acne, cicatrizes, manchas e até mesmo rugas, as pessoas se deparam com inúmeros procedimentos estéticos. Entre eles, você conhece e sabe o que é o peeling?

O peeling é uma técnica que pode ser utilizada em todas essas situações. Ele consiste basicamente em descamar a pele, por meio de agentes físicos ou químicos.

Entenda na prática o que é peeling, para que ele serve, quais são seus tipos e quais cuidados você deve ter depois de realizá-lo!

O que é peeling?

Peeling é uma palavra de origem inglesa, derivada do verbo "to peel", que significa descamar¹.

Não importa se o peeling é físico ou químico, o seu principal objetivo é promover a renovação celular da pele por meio da sua descamação¹.

Por sua vez, essa descamação pode ser superficial, média ou profunda e depende do tipo de peeling feito².

O peeling pode ser indicado para atenuar rugas, manchas, cicatrizes, diminuir lesões pré-malignas e também no tratamento da acne³.

Mas para saber o número de aplicações e o tipo de peeling facial adequado para você, é preciso consultar com o seu dermatologista².

Agora que você descobriu o que é peeling, conheça melhor os seus tipos e para que eles servem.

Quais são os tipos de peeling facial?

Inicialmente, os peelings se dividem em dois tipos:

  1. físico: neste tipo de peeling facial são usados agentes de descamação, como lixas, cremes abrasivos e até mesmo aparelhos de microdermoabrasão, como o peeling de cristal e o de diamantes¹;
  2. químico: aqui são aplicados agentes químicos que destroem as camadas superficiais da pele, regenerando-a em seguida. Ou seja, é uma maneira de esfoliar e acelerar a sua renovação celular³.

Já entre os químicos, os tipos de peeling facial existentes são²:

  1. superficial: indicado para manchas e melasma, pois atinge apenas a epiderme;
  2. médio: chega até a derme e é recomendado para rugas, marcas profundas e cicatrizes;
  3. profundo: extremamente útil para peles muito enrugadas.

Mas você sabe para que serve o peeling e seus diferentes tipos? Confira abaixo.

Para que serve o peeling? 6 funções

Em linhas gerais, o peeling serve para melhorar a aparência da pele. Mais especificamente ele pode ser utilizado para tratar e combater:

  1. fotoenvelhecimento: este tipo de envelhecimento é aquele causado pela ação dos raios solares. Neste caso, o peeling químico pode ser aplicado em pacientes a partir dos 30 anos e em todos os fototipos de pele¹;
  2. cicatrizes: o peeling serve para atenuar as cicatrizes provocadas pela acne, por cirurgias ou condições dermatológicas¹;
  3. acne: alguns peelings químicos, como o de ácido retinoico e ácido salicílico, podem ser um tratamento adicional para certos tipos de acne³;
  4. rugas: o peeling químico com ácido salicílico pode reduzir as rugas finas³; já para as moderadas e profundas peelings médios e profundos são os mais indicados.
  5. estrias: os peelings físicos podem destruir a camada epidérmica que tem estrias antigas, garantindo a restauração da pele¹;
  6. manchas: o peeling químico também pode tratar manchas em decorrência do sol, da idade, por conta de hormônios, do melasma e sardas3,4;

Mas atenção, você deve consultar com o seu dermatologista para verificar qual peeling é apropriado para você³.

Ele não deve ser realizado durante a gravidez, se você tiver alguma ferida aberta, com estresse físico ou mental ou ainda se estiver se expondo ao sol³.

Aprenda quais cuidados ter pós peeling!

6 cuidados para ter pós-peeling

Os principais cuidados pós peeling que você deve ter são os seguintes1,5

  1. realize a limpeza com sabonetes indicados para peles sensíveis e sensibilizadas;
  2. hidrate intensivamente a pele, com uma loção ou creme, até a completa cicatrização da área;
  3. se preciso, aplique pomadas específicas indicadas pelo seu médico;
  4. evite a exposição solar;
  5. use um protetor solar hipoalergênico, ou seja, que contém ingredientes com menor probabilidade de causar alergias à sua pele;
  6. faça visitas de acompanhamento ao seu dermatologista, se necessário (especialmente nos casos de peelings profundos).

Agora, se você se pergunta “quanto tempo depois do peeling posso tomar sol?”, saiba que isso vai depender do procedimento feito. Esse período pode variar de semanas antes sem tomar sol até semanas depois da sua realização6.

O ideal é conversar com um médico sobre o seu caso particular.

Quais produtos posso usar depois de fazer um peeling?

Agora que você já sabe o que é peeling, deve estar se perguntando que produtos pode usar depois de se submeter ao procedimento, não é verdade?

Pos saiba que, dependendo do tipo de peeling, a sua pele pode levar semanas para se recuperar plenamente. Durante esse período, é essencial cuidar dela apropriadamente.

Para isso, é fundamental contar com produtos de qualidade e pensados especificamente para a pele sensibilizada, como os que você encontra na Inspire 360*. A nossa plataforma foi criada para reunir as marcas prediletas dos dermatologistas e do público, além de ser um espaço seguro para você tomar decisões sobre a sua saúde e beleza.

Nela você encontra o Epidrat Calm B5, da Mantecorp Skincare, e a Água Termal Ultra Hidratante (Fluído 3D), da Bioage*.

O Epidrat Calm B5*  é um hidratante multirreparador calmante. Com a sua formulação exclusiva contendo D-Pantenol associado ao Complexo Sense C, ele hidrata, regenera e acalma a pele, trazendo um conforto imediato e uma sensação refrescante. O seu uso pode ser feito após procedimentos como o peeling.

Já a Água Termal* é um fluído hidratante com nanotecnologia, que interage com as 3 dimensões da pele e possui função umectante. Com isso, ela promove uma ação calmante e refrescante, ajudando a proteger a pele. Seu uso é ideal para o pós-peeling.

Na Inspire 360* você também encontra produtos para fazer um peeling suave na sua casa, caso não queira passar por um procedimento tão intenso.

Entre eles está o Duo Glicólico, da Simple Organic*. Essa é uma dupla de produtos (espuma + solução) desenvolvida para realizar um peeling químico suave na pele, promovendo a sua luminosidade, atenuando as manchas e trazendo revitalização.

Eles fazem uma esfoliação química, removendo toda a camada de células mortas superficiais, estimulando a síntese de colágeno na derme, amenizando a aparência dos poros e contribuindo para o controle de oleosidade e surgimento da acne.

Quer conhecer esses itens em detalhes? Acesse a nossa plataforma e faça parte do nosso clube de vantagens*, que é bom para você e para o meio ambiente!

Marcas que trabalhamos