Peeling químico: principais tipos, benefícios e cuidados

10/07/2024

Skincare

Entenda o que é peeling químico e quais os principais benefícios para o rosto. Conheça os diferentes tipos, indicações e cuidados. Saiba mais!

O peeling químico é um procedimento estético que remove camadas da epiderme, revelando uma pele mais jovem por baixo. Por conta disso, é indicado para reduzir ou melhorar linhas finas e rugas, acne, cicatrizes, alterações de pigmento e outras imperfeições cutâneas.1

Existem vários tipos de peeling facial. Ao utilizar diferentes ácidos, podemos determinar a profundidade do procedimento e o tipo de condição a ser tratada.

Para definir qual é o melhor para você, um dermatologista deve ser consultado, pois só ele tem o conhecimento necessário para fazer esse tipo de indicação.

Quer saber mais sobre o que é peeling químico, quais são os benefícios e quando pode ser recomendado? Então, continue a leitura!

O que é peeling químico?

Os peelings químicos são tratamentos cosméticos que envolvem o uso de ácidos para esfoliar a região, removendo uma quantidade uniforme de células danificadas em toda a área de tratamento.1,2

Portanto, podem atingir duas camadas da pele, a epiderme e a derme. A primeira é a camada mais externa, enquanto a segunda fica logo abaixo.2

De maneira geral, todos os peelings removem uma quantidade controlada de células da epiderme. Um ácido mais forte também pode remover uma pequena parte da derme.2

Neste sentido, é interessante conhecer os diferentes tipos de peeling, classificados de acordo com a profundidade do procedimento.2,3

  • Peeling superficial (leve): remove a camada externa (epiderme). É usado para tratar rugas finas, acne e tom de pele irregular. É possível realizá-lo a cada duas a cinco semanas.
  • Peeling médio: remove células da epiderme e da parte superior da camada média (derme). É usado para tratar rugas, cicatrizes de acne e tom de pele irregular. Você pode precisar repetir o procedimento para alcançar ou manter o resultado desejado.
  • Peeling profundo: remove as células da derme profunda. O médico pode recomendar para rugas mais profundas, cicatrizes ou presença de lesões pré neoplásicas. Não é necessário repetir a técnica para obter o efeito completo.

Tipos de ácidos usados

Os peelings químicos podem conter diferentes tipos de ácidos, incluindo:2

  • alfa-hidroxiácidos: como ácido glicólico, ácido láctico e ácido cítrico. Tratamentos esfoliantes caseiros frequentemente contêm essas substâncias;
  • beta-hidroxiácidos: o ácido salicílico é um exemplo, especialmente benéfico para peles propensas à acne e com poros dilatados;
  • ácido tricloroacético: os dermatologistas geralmente utilizam esta opção em peelings de média ou alta intensidade;
  • fenol: este potente agente químico é útil em peelings profundos.

Leia também: O que é peeling de fenol + Cuidados pré e pós-procedimento

Benefícios do peeling químico no rosto

Como mencionado, o peeling com ácido pode melhorar muitos problemas de pele. Vamos dar uma olhada nas condições mais comuns.

Acne

A acne é uma condição comum e inflamatória. Geralmente é tratada com produtos tópicos ou medicamentos orais, mas os peelings químicos também podem ajudar. O procedimento pode:4

  • desobstruir os poros;
  • diminuir a produção de óleo;
  • matar bactérias;
  • reduzir a inflamação;
  • aumentar a absorção de tratamentos tópicos.

Normalmente, os procedimentos leves e médios são usados neste caso.

Envelhecimento da pele

Os peelings podem reduzir sinais de envelhecimento, incluindo:4

  • rugas;
  • linhas finas;
  • manchas de idade;
  • tom de pele irregular;
  • aspereza;
  • ressecamento;
  • manchas senis.

Quando a pele se regenera após um peeling, desencadeia a produção de colágeno e elastina, o que pode ajudar a tornar sua pele flexível e forte, reduzindo a aparência de rugas.4

A nova pele que cresce também é mais suave, o que ajuda a textura.4

Hiperpigmentação

Além das manchas de acne e da idade, os peelings químicos podem melhorar outras formas de hiperpigmentação, como:3,4

  • melasma;
  • sardas;
  • manchas devido a lesões inflamatórias prévias;
  • descoloração por conta dos danos causados pelo sol.

O tratamento permite que uma nova pele ressurja, o que pode ajudar seu tom de pele a parecer mais brilhante e saudável.

 Lesões pré-neoplásicas

Queratoses actínicas são lesões ásperas causadas por anos de exposição ao sol sem proteção. São conhecidas como pré-neoplásicas, pois podem potencialmente se transformar em câncer de pele.3,4

Um procedimento profundo pode remover as lesões e,  principalmente, diminuir o risco cancerígeno.

Principais cuidados pós-peeling

Os peelings superficiais são os mais seguros para todas as peles. No entanto, qualquer tipo requer um certo tempo de recuperação e pode causar efeitos colaterais, como: vermelhidão, descamação da pele e sensibilidade à luz solar.2

Por essa razão, os cuidados pós-peeling são essenciais. Contudo, o processo de recuperação é diferente para cada tipo.3

  • Após um peeling químico leve, é possível experimentar irritação leve e ressecamento. Geralmente, você pode usar maquiagem no dia seguinte e retomar suas atividades normais de cuidados com a pele, como limpeza e hidratação. Provavelmente levará entre 1 e 7 dias para a região se curar completamente.
  • Os efeitos colaterais mais comuns de um peeling médio incluem: inchaço, vermelhidão e ardência. Na maioria dos casos, pode usar maquiagem com segurança dentro de 5 a 7 dias, sendo que o processo de recuperação geralmente dura de 7 a 14 dias. Porém, a vermelhidão pode permanecer por mais tempo.
  • As reações mais comuns de um peeling profundo incluem: formação de crostas, inchaço (pode durar 14 dias) e vermelhidão severa (até o terceiro mês). Além disso, pode levar até 14 dias para a pele se regenerar novamente. Durante este tempo, é necessário usar um curativo cirúrgico e tomar medicamentos para a dor.

O mais importante é seguir as recomendações do seu médico, tanto antes quanto após o procedimento. Assim, os resultados serão mais positivos e os riscos diminuídos.

Após o período de recuperação, é interessante continuar usando itens que limpem hidratem e protejam as peles sensíveis, de maneira não invasiva.

Caso tenha dúvidas, peça para o especialista indicar os principais tipos de produtos pós-tratamento. Pode ser que você encontre algumas das indicações aqui no Inspire 360! Se quiser conhecer mais, confira essas sugestões.

  • Água Micelar Epidrat Calm: ideal para o uso diário na remoção de impurezas e maquiagem de peles sensibilizadas. Conta com uma ação antipoluição e ativos hidratantes, que promovem uma limpeza suave, sem agredir nem deixar a pele oleosa.
  • Epidrat Calm B5: é um hidratante multirreparador calmante formulado especialmente para as peles sensíveis e sensibilizadas. Por conta de sua formulação exclusiva, hidrata, regenera e acalma a área, trazendo conforto imediato, sensação refrescante e melhorando a descamação, coceira e vermelhidão.
  • Hidratante Epidrat Calm B5 FPS 50: oferece alta proteção contra os raios UVA e UVB com uma hidratação prolongada. Ideal para peles delicadas. Conta também com um prebiótico que mantém a integridade da barreira cutânea.
  • Sérum Noturno de Ácido Glicólico: proporciona controle da oleosidade e redução dos poros aparentes. Combate os sinais de envelhecimento, melhorando a textura e uniformidade da pele, deixando-a mais suave, macia, luminosa e revitalizada.

Lembre-se de que mais do que fazer um tratamento único, é fundamental cuidar da face diariamente. Para garantir esse autocuidado, você pode contar com o Inspire 360.

Na plataforma você encontra as marcas prediletas dos dermatologistas, os seus produtos preferidos em um só lugar e um programa de fidelidade que soma pontos. Aproveite e conheça todos os benefícios!

Marcas que trabalhamos