O que é transição capilar? Tudo o que você precisa saber para assumir o seu cabelo natural!

02/01/2023

Cabelo

Você sente que está na hora de assumir o seu cabelo natural? Então chegou o momento de aprender o que é transição capilar e como fazer!

Você anda cansada dos alisamentos e com vontade de deixar os seus cabelos naturais? Então precisa saber o que é transição capilar!

Nos últimos anos, as pessoas têm apresentado mais interesse nos cabelos não-lisos. Uma pesquisa da Google revelou um crescimento de 232% na busca por cabelos cacheados e de 309% na busca por cabelos afro em 2015 e 2016.¹

É por isso que neste post você vai aprender tudo sobre o processo: o que é transição capilar, como começar, quanto tempo demora e quais produtos usar. Veja a seguir!

O que é transição capilar?

Transição capilar é o processo pelo qual pessoas que fazem procedimentos químicos no cabelo resolvem parar de fazê-los, assumindo os cabelos naturais.

Tais procedimentos em sua maioria são para alisar os fios, como escovas progressivas e definitivas, relaxamentos, botox e qualquer outro que transforme a estrutura dos fios de cabelo.

Pessoas que passam pela transição capilar podem ter os cabelos naturais ondulados, cacheados ou crespos, e o processo será o mesmo para todos. A diferença está nos produtos que você deve utilizar para cada tipo de cabelo a fim de manter a saúde dos fios.

Como começar uma transição capilar?

Se você quer passar pela transição deve primeiramente saber como começar uma transição capilar. E o começo é simples e basta uma decisão: parar de fazer procedimentos no cabelo.

A partir daí tudo o que você fizer no cabelo precisará ter muitos cuidados. Alguns produtos serão essenciais nessa jornada, como cremes hidratantes e protetores térmicos.

Como fazer transição capilar?

Para aprender como fazer a transição capilar você precisa saber que não há segredo, apenas muita paciência. Não existe uma maneira de reverter os procedimentos do cabelo, você precisa aguardar que ele cresça naturalmente.

Enquanto passa pela transição capilar, você pode seguir dois caminhos diferentes: fazer o famoso big chop ou continuar com as duas texturas de cabelo.

O big chop, que significa “grande corte” em inglês é o ato de cortar o cabelo ainda curto retirando todo o cabelo alisado. Desse modo, a pessoa fica com o cabelo curtinho para deixá-lo crescer sem apresentar duas texturas.

Mas se você não pretende cortar o seu cabelo curto, pode manter as duas texturas de cabelo e ir cortando as pontas aos poucos para retirar a parte alisada.

Independentemente da sua escolha, o tempo para o cabelo crescer é o mesmo. Analise as duas opções para ver qual se adequa mais às suas vontades!

Quanto tempo demora a transição capilar?

Agora que você já sabe o que é transição capilar, deve estar se perguntando quanto tempo demora a transição capilar. E a resposta é: depende.

Como dito anteriormente, não há como retirar a química dos cabelos e você precisará esperar que eles cresçam novamente.

E são muitos fatores que influenciam a velocidade de crescimento do cabelo, incluindo genética, idade, saúde e gravidez. Em média a transição capilar pode demorar cerca de 2 anos dependendo do crescimento de cada cabelo e do comprimento esperado. ²

5 dicas para quem está passando pela transição capilar

Se você chegou até aqui, já está sabendo tudo sobre o que é transição capilar, como fazer e quanto tempo demora. Então chegou o momento de anotar algumas dicas para continuar nesse processo sem medo! Confira abaixo 5 dicas para quem está passando pela transição capilar.

Alimente-se bem

Se Alimentar-se bem e de forma saudável é essencial para o crescimento dos fios de forma mais rápida e sadia porque as deficiências nutricionais podem atrapalhar o seu crescimento. ³ Se achar necessário, consulte um médico especialista para avaliar a necessidade de suplementar algumas vitaminas para o cabelo.

Beba bastante água

Assim como se alimentar bem, manter-se hidratada também é muito importante para o bom crescimento dos cabelos. O crescimento do cabelo pode diminuir ou parar, e os fios podem se tornar quebradiços e desenvolver pontas duplas se você não estiver bem hidratada. ⁴

Aposte em penteados, lenços e chapéus

O momento em que o cabelo está com duas texturas diferentes pode ser bem chato. Para passar por ele sem grandes incômodos você pode investir em diferentes penteados, como coques e tranças. Ou então pode utilizar lenços, turbantes e chapéus para a diferença de textura não ficar muito aparente.

Utilize protetor térmico

Não é muito indicado utilizar fontes térmicas regularmente, como chapinha e secador muito quente, pois pode causar uma espécie de alisamento térmico e o seu cabelo natural pode perder a definição da curvatura.

Se achar muito necessário utilizar chapinha ou secador em momentos específicos, após lavar o cabelo, utilize protetores térmicos para proteger os fios naturais. ⁵

Tenha paciência e aproveite o processo!

Aproveite o processo para descobrir mais sobre a curvatura do seu cabelo natural, conecte-se mais com ele, aprenda como cuidar e tenha paciência porque o resultado virá!

E lembre-se: se você não se acostumar com o resultado, pode sempre voltar aos alisamentos!

O que usar na transição capilar?

Existem tantos produtos por aí que a gente fica até perdida na hora de decidir o que usar na transição capilar, não é mesmo? O ideal é que você conheça o seu cabelo para poder utilizar os produtos certos. O seu cabelo natural é ondulado, cacheado ou crespo? Ele costuma ser mais seco ou oleoso?

Analise a estrutura do fio, peça ajuda para um cabeleireiro especializado se achar necessário e aposte em produtos que realcem a beleza dos seus cabelos.

Alguns produtos essenciais são: protetor térmico, creme para pentear e finalizador. Além disso, você pode investir no cronograma capilar para manter a saúde dos fios enquanto passa pelo processo de transição.

Aprendeu o que é transição capilar?

Agora que você já sabe tudo sobre o que é transição capilar e decidiu que chegou a hora de assumir o seu cabelo natural, vamos te indicar alguns produtos incríveis para ajudar nesse processo.

Todas as nossas indicações estão disponíveis na Inspire 360*, a nossa plataforma criada para ser um espaço que alia o seu autocuidado a um clube de vantagens com responsabilidade socioambiental.

Aqui você encontra o Shampoo Pielus antiqueda* e o Shampoo Adstringente Pielus Detox* da Mantecorp Skincare* e o Shampoo e Condicionador Balance* da Simple Organic*.

Caso tenha notado um aumento da queda de cabelo durante a transição capilar, o Shampoo Pielus antiqueda* é perfeito para você. Ele reduz a queda capilar e restaura a força, resistência e densidade dos cabelos, minimizando a quebra dos fios.

O seu complexo de ativos (Blend de Aminoácidos e Nutriplus) age na haste capilar e os ativos nanoencapsulados aumentam a produção de energia no bulbo capilar, estimulando o crescimento de novos fios, melhorando a aparência geral dos cabelos.

Se o seu couro cabeludo é mais oleoso, misto ou sensível, o Shampoo Adstringente Pielus Detox* pode te ajudar. Ele possui 95% de ingredientes naturais e promove ação adstringente e purificante com textura leve e ação microesfoliante.

Sua formulação exclusiva possui ácido hialurônico, aloe vera, prebiótico natural, sementes de damasco e chá-verde que promovem limpeza profunda, controle da oleosidade, equilíbrio do microbioma, ação antioxidante, além de reduzir a coceira, vermelhidão e descamação do couro cabeludo, hidratar e não ressecar os fios.

Tanto durante a transição quanto após, você pode utilizar o Shampoo e Condicionador Balance*.

São produtos sólidos para cabelos secos e cacheados. Realizam a limpeza essencial para equilíbrio do couro cabeludo e tem a função de nutrir, proteger, dar brilho e maciez aos fios.

Juntos eles oferecem todos os benefícios do pantenol, perfeito para reconstrução do cabelo, além da proteína hidrolisada de ervilha, extrato de confrei, extrato de cebola, ácido hialurônico e manteiga de karité, que deixam o cabelo mais encorpados, cheios de volume, brilhantes e sem frizz.

Quer conhecer a nossa plataforma e o nosso clube de vantagens? Faça parte do nosso ecossistema*, que é benéfico para você, para o seu bolso e para o meio ambiente!

Marcas que trabalhamos